Olá Pessoal! Hoje é dia de sabonete artesanal. 😀
Vocês já pararam para pensar em como fazer seu próprio sabonete? Não? Sim? Se alguns responderam que sim, já se prontificaram a fazer? E aos que responderam não, porque? Hoje vou ensinar como fazer sabonetes artesanais de forma simples, barata, com qualidade e que irá te permitir ter o sabonete com as propriedades e cheirinho que você gostaria de ter, além, quem sabe conseguir uma renda extra? A saboaria caiu como uma luva, uma benção de Deus na minha vida, pois, não posso usar qualquer produto por ter a pele sensível e usava o que a dermatologista me receitava. Depois que comecei a fazer os sabonetes, nunca mais comprei fora, o custo beneficio é muito grande. Hoje vou ensinar como fazer sabonete simples de forma artesanal que irá deixar sua pele maravilhosa assim como a minha e do meu esposo. Vou dar a base de como fazer um para pele seca que aqui em casa é muito usado e nossos clientes adoram. Vamos a receitinha ➡
Esclarecimentos: Pessoal o lauril é o componente que irá fazer com que seu sabonete espume bastante. Quem daí gosta de espuma no banho ❓ Eu amo sabonetes assim. Os Extratos Glicólicos são os ativos que irão dar função aos sabonetes por exemplo: A aveia e o buriti que estou utilizando neste sabonete irá dar a função de hidratação, nutrição e proteção dentre outros. O corante deve ser o utilizado em cosmético, nada de voces irem colocar corante alimentício hein ❗ A panela ideal deve ser a esmaltada ou de ágata como alguns chamam. 1kg de base de Glicerina dá para fazer 20 sabonetes de 50g. Outra dica é não deixe ferver sua glicerina pois seus sabonetes ficarão com aspecto suado o tempo todo. Fica horrível.
INGREDIENTES
- 1 kg Base de Glicerina
- 100 ml de Lauril Líquido
- 40 ml de Extrato Glicólico de Aveia
- 40 ml de Extrato Glicólico de Buriti
- Essência
- Corante para cosmético
MATERIAL DE APOIO
- 1 Panela esmaltada (ágata)
- 1 espatula de silicone
- 1 Base de corte (Tábua de Corte)
- 1 Faca
- 1 Pano (perflex ou outro que tiveres)
- Fominha de sabonete
MODO DE PREPARO
- Verifique se sua panela, espatula e base de corte está corretamente higienizada (usar álcool para higienizar o material de apoio), corte sua glicerina em cubos e coloque na panela esmaltada e leve ao fogo para derreter. Pessoal esta etapa é muito importante não é para deixar ferver, viu que derreteu desligue o fogo. Após, eu vou com uma espatula e verifico se derreteu tudo mesmo, coloco um pano úmido na borda e tampo a panela novamente para que não formem bolhas e para esperar que baixe a temperatura um pouco.
- O próximo passo é colocar os extratos glicólicos de sua preferência, lembrando que é importante ter uma coerência, eu vou usar aveia e buriti, ambos são para peles secas, com a junção dos dois haverá a nutrição, a hidratação e a proteção. Depois vou colocar a essência de minha preferência e o corante para tonalizar. Se você quiser apenas sabonete de glicerina sem ativo nenhum e nem cor é só não colocar os extratos e o corante.
- Agora vamos colocar o Lauril e vamos mexer com muito amor em todo o processo e agora é só colocar na sua forminha de preferência que pode ser de acetato, silicone e outras. Deixe secar, viu que secou desenforme e é só usar. Fácil não é mesmo.
Se você gostou, curta, comente e compartilhe. Muita Paz e Muita Luz 😀
PS: Utilizem ou façam por vossas consciências. Eu não recomendo ou sugestiono ninguém. Minhas postagens são apenas a título de compartilhar informações e aprendizados adquiridos.
Olá bom dia, será que dá pra substituir o Extrato Glicólico de Buriti pelo óleo extravirgem do buriti?
Olá Nilciquele, Boa Noite!
Eu creio que possa ser utilizado, eu já utilizei óleo de Andiroba.