Olá Pessoal! Hoje vou trazer mais uma dica ultra mega picante 😯 .É provável que já ouviram falar em molho de pimentas, se sim, great, então sabem o quanto é super delicioso :D, se não, não esquente com isso vocês poderão estar aprendendo a como ter seu próprio molho. 😉 Em fim, hoje é dia de ensinar a voces como fazer um excelente molho caseiro de várias pimentas.
PS: Todas as pimentas do meu molho e/ou conservas normalmente são retiradas diretamente dos pés que temos aqui em casa. Ao fazer sua conserva de pimenta verifique a procedência, o aspecto e prove também. Como informei no post anterior das conservas, eu já fiz conservas utilizando pimentas adquiridas em supermercados e não obtive o mesmo sabor. Na verdade não senti o mesmo grau de ardência, sabor, textura e durabilidade como sinto nas que cultivo. Então, vamos aos ingredientes,e o passo a passo da nossa receitinha. lembrando que você poderá fazer a receita a sua moda (ou seja, retirar ou agregar mais ingrediente) vai depender de como está a sua dispensa e situação financeira.
INGREDIENTES
- Pimentas ardosas de sua preferência
- Vinagre branco e/ou vinagre de vinho tinto
- sal
- Pimenta do Reino
- Cominho
- Azeite Extra Virgem
- Gotas de Limão
- Cebola
- alho
- pimenta de cheiro
- cebolinha
MODO DE PREPARO
Esterilização:
- Antes de fazer qualquer conserva é fundamental que os potes de vidro sejam esterilizados;
- Escolha um pote de vidro ou de plástico que possua uma tampa que vede bem (vocês poderão utilizar vidro de conservas que você ja possua em casa que reciclou para guardar algo) e lave com água e sabão (ou detergente);- Pegue uma panela e forre o fundo com um pano limpo. Coloque o pote e cubra com água. Deixe ferver por 15 minutos;
- Quando faltar cinco minutos, jogue a tampa, para também ser esterilizada. Deixe esfriar naturalmente, para que não quebre;
- Depois que esfriar um pouco, coloque o pote e a tampa sobre um pano limpo com a boca para baixo e deixe secar.
O Molho:
- Antes das pimentas: coloque luvas ou se não tiver besunte as suas mãos com óleo ou azeite. Isso fará com que a ardência das pimentas não passe para as mãos. Retire os cabinhos das pimentas que for usar (pois poderão apodrecer seu molho), e descarte as pimentas que estiverem machucadas ou com pintas pretas ou murchas. Lave as pimentas que for usar em água corrente, uma a uma ou se preferir coloque-as em um recipiente com água e um pouco de vinagre para tirar alguma bactéria. Depois coloque-as numa peneira para que sequem completamente. Dica: você poderá secá-las também com um pano limpo seco, porém vai demorar um pouquinho se for assim 😉 .
- Secou ❓ ótimo. vamos colocar em um processador (ou liquidificador) se preferir ou se não tiver o processador todos os ingredientes (não colocar muito vinagre nem muito azeite, a foto acima demonstra a consistência que deverá ficar) 😛
- Com o pote esterilizado, coloque todo o molho processado ou liquidificado.
- Depois de preencher o vidro com tudo acima tampe o vidro com uma rolha ou com a tampa normal dele. Neste caso você não precisará deixar em um local escuro para passar pelo processo de cura, pois já está pronto para consumo.
Curiosidades: 😮
- Algumas pessoas adicionam algumas gotas de cachaça a suas conservas ou molhos também com o intuito de deixar anda mais picante. Eu nunca adicionei.
Se você gostou, curta, comente e compartilhe com um amigo. Muita Paz e Muita Luz ❗ 😀
Utilizem ou façam por vossas consciências. Eu não recomendo ou sugestiono ninguem. Minhas postagens são apenas a Título de compartilhar informações e aprendizados adquiridos.